Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2013

FEBRE ALTA

A febre é um mecanismo de defesa do organismo fazendo parte da resposta imunológica a diversos fatores: Infecções, doenças reumatológicas, tumorais, corpo estranho e há também a febre de origem psicogênica.
 
A temperatura do corpo atinge seu nível mais baixo entre as 2 e as 4 horas da manhã, e ainda é relativamente baixa na hora que acordam, subindo lentamente até atingir entre as 18 e as 22 horas o ponto máximo ( até 37.5) sendo considerado febre-temperatura acima de 37.8.

O organismo infantil geralmente tolera bem a febre. Admite-se mesmo que o aumento de temperatura concorra para aumentar as eficiência das defesas do corpo contra infecção. A intensidade da febre não é sinal de gravidade da doença.
Existem alterações concomitantes a febre como, perda de apetite, sonolência, dores no corpo, irritabilidade.

Quando a temperatura ultrapassa 38º C deve-se utilizar antitérmicos banhos mornos, roupas frescas e administrar muitos líquidos para as crianças. Os sinais e sintomas associados a febre devem ser observados e a criança encaminhada para o serviço médico.
O que aterroriza os pais em relação a febre é a convulsão febril que se instala quando a temperatura aumenta bruscamente em crianças sensíveis.

Estudos mostram que a convulsão febril é benigna que não há prejuízo na capacidade neurológica.