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sexta-feira, 21 de maio de 2010

EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil

Há diversas bases de dados e fontes de informação sobre educação de crianças de zero a 6 anos. Alguns são controversos entre si, mas apesar das diferenças, todos os indicadores apontam para a exclusão desse serviço, que, é um direito assegurado por lei às crianças pequenas. Apenas 17,1% das crianças de zero a 3 anos estão matriculadas em creches e 22,9% das crianças de 4 a 6 anos ainda estão excluídas da pré-escola.




Vários estudos comprovam a importância do desenvolvimento humano nos primeiros anos de vida por isso a necessidade de as crianças terem acesso a uma instituição educacional de qualidade nesse período. A educação infantil influencia na formação da personalidade, no desenvolvimento da inteligência, da afetividade e na socialização. Os impactos são especialmente importantes para as crianças filhas das famílias mais pobres, que não dispõem de recursos para financiar creches particulares.

Pobreza
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 45,4% das crianças brasileiras de zero a 6 anos vivem em famílias que possuem renda per capita mensal de meio salário mínimo, sendo que a maioria dessas famílias encontra-se no Norte e no Nordeste, onde a oferta de creche é ainda menor de que nas outras regiões do país.

O atual Plano Nacional de Educação (PNE) determina que, em 2011, 50% das crianças de até 3 anos e 80% das de 4 e 5 anos estejam matriculadas em instituições de educação infantil.

Estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que crianças com acesso à pré-escola têm 32% mais chances de prosseguir estudando até concluir o ensino médio