Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia da Criança na Capital é marcado por brincadeiras

A data foi só de diversão, ontem, nas diversas programações preparadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Fortaleza para as crianças, nos parques Ecológico do Cocó e Adahil Barreto, no Estádio Presidente Vargas e na Cidade da Criança/ Parque da Liberdade.

As opções foram bem variadas, desde cama elástica e brinquedos infláveis até equitação e a prática de esportes, como o badminton, semelhante ao tênis, e o high jump, que proporciona pulos de mais de três metros ao aliar a cama elástica e cabos elásticos nos braços dos participantes, no evento "O Parque é das Crianças", no Parque do Cocó.

O estudante Talel Matias, de 15 anos, mora no Conjunto Palmeiras e sempre participa dos eventos do dia 12 de outubro. Desta vez, ele trouxe o primo Daniel, de 12 anos, e os dois não se importaram em enfrentar a fila sob sol forte para brincarem no high jump. "É uma boa opção no feriado", avaliou.
Clique para Ampliar
Já Dani Kelly Silva, de sete anos, veio de Messejana com os pais, e esperava a sua vez para montar a cavalo, no serviço oferecido pelo projeto Cavaleiros do Futuro, parceria da Cavalaria da Polícia Militar com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Mesmo sendo sua primeira vez na equitação, a menina mostrou-se corajosa. "Não tenho medo de nada", revelou.

Segundo o orientador da célula de gerência administrativa da STDS, Paulo Guedes, cerca de 2 mil crianças foram beneficiadas, entre os assistidos pelos projetos sociais do Governo do Estado, moradores das comunidades do entorno do Parque e os que foram trazidos dos semáforos pelos educadores sociais.

Do outro lado da cidade, na Cidade da Criança, a meninada riu a valer com a apresentação do espetáculo "Os Bufões", com a Banda Dona Zefinha.

Algumas mães reclamaram de não serem distribuídos alimentos nesta edição. "Já estou indo embora. Não tem merenda e a água é quente", lamentou a costureira Antônia Medeiros, moradora do Pirambu.

No Parque Municipal Adahil Barreto, eram muitas as famílias aproveitando as opções do "Criança Feliz". Além dos brinquedos, dois chuveiros foram instalados para aliviar o calor. Oficinas de balões e pintura também fizeram a alegria da criançada, que teve direito a algodão doce, picolé e pipoca. A dona de casa Lisiana Uchôa não se importou em pegar duas conduções e sair do Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia, para o parque. "Não deixo de passear com a minha família", afirmou
Clique para Ampliar
Reclamações
Já o assistente administrativo Agnaldo Aguiar criticou a falta de opções para quem mora na zona oeste da cidade. "Infelizmente, tudo se concentra neste lado da cidade", acredita.

Segundo Carliza Celedônio, um dos projetos que leva diversão para os pequenos, independente da área em que residem, é o Rua da Criança. Ela também adianta que, em 2012, poderá haver mais um local com programação infantil: a Vila do Mar, na Barra do Ceará.

PARA TODOS OS GOSTOSDivertimento com revoada de pipas e animação
Programação da tarde teve voos de "arraias", solidariedade, com o projeto "Sonhar Acordado", e maracatu
Só ficou em que casa ontem à tarde quem quis, pois não faltaram opções gratuitas de lazer na cidade para a meninada curtir seu dia junto com a família. A variedade foi grande. Teve revoada de pipas no estacionamento do shopping Iguatemi, brincadeiras, ações de solidariedade com o Projeto "Sonhar Acordado" e até desfile de foliões-mirins do imponente Maracatu Rei de Paus.

Retomando a tradicional brincadeira de soltar "arraias", centenas de famílias participaram, ontem à tarde, da revoada de pipas no Iguatemi.

O céu se coloriu, ganhou movimento mágico e fez os pais sentirem saudades da tal brincadeira de infância.

O comerciante Washington Luiz Ribeiro, 47, se confundia com o seu filho, tamanha era a ânsia do adulto pelo brinquedo voador. "Quando era criança, soltei muita arraia. Hoje, me sinto feliz de ver meu garoto aprendendo comigo. Devemos valorizar essas iniciativas de tirar os meninos da frente do computador, ocupar os espaços públicos e se divertir olhando para o céu e curtindo o vento", disse.

Responsável pelas oficinas realizadas para ensinar a feitura de pipas, o estudioso dos ventos, Silvio Voce, garantiu que é com iniciativas como essa que a tradicional brincadeira se renova. "Tinha muita gente se divertindo. Cerca de 18 mil pessoas participaram das atividades durante este mês, tivemos cerca de três mil pessoas, ontem, no estacionamento, e distribuimos duas mil arraias", frisou Voce.

Dedicação
Em outro canto da cidade, no bairro Luciano Cavalcante, cerca de 400 crianças, atendidas pelo Projeto "Sonhar Acordado" tiveram um dia de diversão no Laliboom Buffet. A iniciativa, com o apoio da TV Verdes Mares, ofereceu, além de agitação, muito afeto às crianças carentes atendidas pelo grupo.

Moradora do Vicente Pizon, a estudante Vitória Alves Ferreira, 9, não se continha de felicidade. "Nunca tive um dia das crianças tão legal como este. Está sendo maravilhoso", contou. A coordenadora geral, Lia Quinderé, comemorou os bons resultados e disse já se preparar para a atividade de Natal.

Para fechar o dia, cerca de 40 meninos, integrantes de um projeto do "Maracatu Rei de Paus", desfilaram pelas ruas do bairro Joaquim Távora lembrando as tradições negras.

"A manutenção das tradições depende dos mais novos. Devem ser estimulados", opinou o presidente do grupo, Francisco José Barbosa.