Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Quiosque interactivo distrai crianças nas Urgências


            A Urgência Pediátrica do Hospital Dr. Nélio Mendonça recebeu, ontem, um quiosque interactivo para entreter as crianças que acorrem àquele serviço de saúde.
O novo equipamento foi doado pelo Enternainment Technology, um instituto que pertence à Universidade Carnegie Mellon que tem parceria com a Universidade da Madeira (UMa), onde decorre o mestrado profissional em Tecnologias do Entretenimento. O quiosque tem vários jogos didácticos que ajudam a «aliviar o sofrimento e a ansiedade das crianças que procuram o Serviço de Urgência», começou por afirmar o secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, que aproveitou a oportunidade para agradecer aos representantes da Carnegie Mellon a doação.
Salientando que a Urgência Pediátrica é sempre um local «stressante» para crianças, pais e acompanhantes, o governante afirmou que a interacção que o quiosque proporciona aos mais novos irá permitir «esquecer um pouco o sofrimento que as trouxe à Urgência». Além disso, a disponibilidade dos profissionais de saúde que trabalham na Urgência Pediátrica «as crianças encontrarão uma resposta que queremos sempre que seja positiva e que resolva o problema que trouxe cada criança aos nossos serviços».
Já o reitor da UMa, José Manuel Castanheira, mostrou-se satisfeito pela disponibilidade do Serviço de Saúde da Madeira na colocação do quiosque interactivo. «Este equipamento faz parte de um projecto que nós temos com a Carnegie Mellon há uns anos e que se tem revelado proveitoso para a UMa e para a Região».
A apresentação dos conteúdos do quiosque está ainda em língua inglesa, mas, em breve, será alterado para a língua portuguesa e com conteúdos mais próximos das crianças madeirenses. A garantia foi dada pelo vice-presidente do Madeira Institute Technologies Interactive (M-ITI), Pedro Campos. Esse trabalho será feito pelos doze alunos, do primeiro e segundo ano, do mestrado profissional em Tecnologia do Entretenimento numa parceria entre o M-ITI, UMa e Carnegie Mellon.
Pedro Campos garantiu que o novo equipamento será actualizado regularmente «e vamos continuar a estudar e a desenvolver novas experiências interactivas neste quiosque», afirmou o responsável